Quem somos
O INCT Citros tem como objetivo criar bases científicas e tecnológicas para incrementar a citricultura no Brasil e torná-la mais competitiva e sustentável. Entre seus objetivos está a criação de novas variedades de citros, tanto copa quanto porta-enxertos, com maior resistência a pragas e doenças e que, portanto, reduzem o uso de defensivos agrícolas. Desenvolve, também, variedades de citros com maior tolerância a déficit hídrico decorrente das frequentes alterações climáticas.


Como trabalhamos
É por meio de ferramentas de biologia molecular, genética, bioinformática, genoma comparativo e funcional, da consolidação das bases de informação e de uma ampla rede de experimental agronômica, que o INCT Citros desenvolve novos conhecimentos científicos e tecnológicos para serem aplicados no campo.
Genômica Comparativa...
Genoma Funcional...
Melhoramento Genético Assistido...
Conheça nossas PLATAFORMAS DE CONHECIMENTO
INCT Citros organiza a produção do conhecimento em três Plataformas que se integram com um objetivo comum: produzir conhecimentos e tecnologias na forma de novos cultivares de citros que possam ser utilizados pela citricultura brasileira.
Plataforma de Genômica Comparativa
Responsável pela consolidação das bases de dados sobre genomas e transcriptomas de citros e seus principais patógenos e vetores de doenças. Seu propósito é criar uma ampla base de prospecção de genes, promotores e marcadores genéticos úteis para a compreensão das interações, construção de mapas genéticos e produção de novas cultivares. Também são realizados estudos de genomas específicos, como epigenomas e micro RNAs.
Plataforma de Genoma Funcional
Aborda as respostas genéticas de citros quando expostos a patógenos ou condições ambientais limitantes (restrição de água ou nutrientes). Inclui a avaliação de transcriptomas de patógenos de citros, procurando entender o desenvolvimento de doenças limitantes, como clorose variegada, gomose, pinta preta, morte súbita, huanglongbing (HLB), bem como de vetores de patógenos. Muitas dessas informações são usadas para transformação genética de citros.
Melhoramento Genético Assistido
Seu principal propósito é a geração de novos cultivares de citros que sejam mais resistentes à praga e doenças, seca ou que sejam capazes de se desenvolver com menos insumos agrícolas. Além da rede experimental de avaliação de novos cultivares de citros, a Plataforma desenvolve sistemas de produção e controle alternativo de doenças, conservação de germoplasma, mapeamento assistido com marcadores (SNPs), mapas genéticos para apoiar o programa de melhoramento.
Breve Histórico do INCT Citros
O atual INCT Citros representa a continuidade de importantes programas de pesquisa apoiados pelo CNPq e Finep (PADCT II, Pronex, Instituto do Milênio e BioEx), Fapesp (Projetos Temáticos e Individuais e bolsas) e Capes.
Tais programas geraram bases de informações e de tecnologia que fazem parte do atual INCT Citros, como…

Um legado de inovação e educação
Um dos principais legados do INCT Citros é a capacitação de estudantes e profissionais. Com bolsas Fapesp, CNPq ou Capes, o INCT Citros já resultou em 32 supervisões de pós-doutorado, 50 Teses de Doutorado, 74 Dissertações de Mestrado, 20 Treinamentos Tecnológico (bolsas DTI e TT) e 18 bolsas de iniciação científica (bolsas CNPq).
Atualmente, o INCT Citros reúne 46 projetos, 21 pesquisadores principais (responsáveis por projetos), 36 colaboradores no Brasil (participam eventualmente de projetos), 16 instituições de pesquisa e 01 empresa. Desde 2018, já publicou mais de 370 artigos científicos e gerou 1 patente, resultando em uma startup incubada no Centro de Citricultura.