Quem somos

O INCT Citros tem como objetivo criar bases científicas e tecnológicas para incrementar a citricultura no Brasil e torná-la mais competitiva e sustentável. Entre seus objetivos está a criação de novas variedades de citros, tanto copa quanto porta-enxertos, com maior resistência a pragas e doenças e que, portanto, reduzem o uso de defensivos agrícolas. Desenvolve, também, variedades de citros com maior tolerância a déficit hídrico decorrente das frequentes alterações climáticas.

Como trabalhamos

É por meio de ferramentas de biologia molecular, genética, bioinformática, genoma comparativo e funcional, da consolidação das bases de informação e de uma ampla rede de experimental agronômica, que o INCT Citros desenvolve novos conhecimentos científicos e tecnológicos para serem aplicados no campo.

Genômica Comparativa...

Genoma Funcional...

Melhoramento Genético Assistido...

Conheça nossas PLATAFORMAS DE CONHECIMENTO

INCT Citros organiza a produção do conhecimento em três Plataformas que se integram com um objetivo comum: produzir conhecimentos e tecnologias na forma de novos cultivares de citros que possam ser utilizados pela citricultura brasileira.

Breve Histórico do INCT Citros

O atual INCT Citros representa a continuidade de importantes programas de pesquisa apoiados pelo CNPq e Finep (PADCT II, Pronex, Instituto do Milênio e BioEx), Fapesp (Projetos Temáticos e Individuais e bolsas) e Capes.

Tais programas geraram bases de informações e de tecnologia que fazem parte do atual INCT Citros, como…

Base de dados de genoma expresso de citros

Base de dados de ESTs de citros foi a primeira grande base de genoma expresso de citros sob vários desafios bióticos e abióticos

Mapas genéticos

Permitiram mapear resistência e tolerância a doenças

Marcadores moleculares

Marcadores baseados em DNA para acessar a diversidade genética do grupo citros e selecionar novos híbridos sexuais

Rede Experimental

Consolidação de uma rede de avaliação de novos híbridos de copa e porta-enxertos em parceria com produtores.

Um legado de inovação e educação

Um dos principais legados do INCT Citros é a capacitação de estudantes e profissionais. Com bolsas Fapesp, CNPq ou Capes, o INCT Citros já resultou em 32 supervisões de pós-doutorado, 50 Teses de Doutorado, 74 Dissertações de Mestrado, 20 Treinamentos Tecnológico (bolsas DTI e TT) e 18 bolsas de iniciação científica (bolsas CNPq).

Atualmente, o INCT Citros reúne 46 projetos, 21 pesquisadores principais (responsáveis por projetos), 36 colaboradores no Brasil (participam eventualmente de projetos), 16 instituições de pesquisa e 01 empresa. Desde 2018, já publicou mais de 370 artigos científicos e gerou 1 patente, resultando em uma startup incubada no Centro de Citricultura.

0 +

Projetos

0 +

Pesquisadores associados

0 +

Artigos Científicos